Empréstimo Modal X Modulação - aprenda com John Petrucci


Olá amigos das seis e sete cordas, como estão?

Além do meu novo canal no YouTube irei postar algumas aulas e colunas aqui no meu blog.

Neste mês mês trago uma coluna especial sobre um dos maiores guitarristas da atualidade, talvez seja o maior virtuose desta geração e sua contribuição para o mundo da guitarra é algo realmente sensacional. Trata-se do guitarrista americano John Petrucci, que integra a banda Dream Theater, os projetos Liquid Tension Experiment e G3, e também possui uma carreira solo.

Claro que seria praticamente impossível explicar toda técnica e harmonia utilizada pelo Petrucci em apenas algumas colunas, mas irei dar algumas dicas e visões interessantes de seu estilo de tocar e compor, para que o complexo estilo do rock e metal progressivo sejam algo mais fácil de se digerir e não pareça apenas aquela coisa impossível e inalcançável.

Este estilo que é marcado por músicas longas e cheio de passagens rápidas, convenções e compassos quebrados, mas muitas vezes o pensamento por trás é bem mais simples do que se parece. A intenção é deixá-lo mais acessível e que você possa implementar estas idéias ao seu jeito de tocar e compor.

Nesta coluna falarei sobre o Empréstimo Modal X Modulação, que aparecem freqüentemente em suas composições.

Quantas vezes você foi tirar uma música e se deparou com acordes ou notas que não se encaixavam em nenhuma tonalidade? Sempre existiam acordes "fora" do Campo Harmônico, e a tonalidade nunca era encontrada? Provavelmente esta música tenha um Empréstimo Modal.

Muitas pessoas confundem o Empréstimo Modal com Modulação, e nesta coluna eu trago uma música que demonstra esta diferença na prática.

O Empréstimo Modal acontece quando você "empresta" uma nota ou acorde de outro campo harmônico (modo), fazendo com que sua harmonia seja alterada, porém, rapidamente ela retorna ao campo harmônico original que estava sendo utilizado.

De outro lado, a Modulação é simplesmente a mudança de tom de uma música à partir de um trecho, e geralmente acontece após algum acorde de preparação, cadência ou convenção.

Na música "Pull me under" do disco "Images and words", acontece uma clássica harmonia com Empréstimo Modal, e também uma Modulação.

A música é desenvolvida sobre a harmonia de Em Eólio (E F# G A B C D), e em diversos trechos ocorre um empréstimo modal do Em Dórico (E F# G A B C# D). Repare que o Em Dórico traz em sua composição uma nota diferente do Em Eólio, que seria o C# ( A 6ª Maior).

Veja este trecho da introdução da música.


Este trecho acima pode ser conferido neste LINK.

Repare que o C# aparece no 3º compasso , e rapidamente volta-se à harmonia original.

No riff da ponte que antecede o refrão, o C# também está presente no 3º e no 7º compassos. 


Este trecho acima pode ser conferido neste LINK.

O mesmo Empréstimo Modal aparece no solo de guitarra também, no mesmo ponto da harmonia, ou seja, no 3º e no 7º compassos.


Este trecho acima pode ser conferido neste LINK.

Veja que o Empréstimo Modal apareceu em vários trechos da música e em formas diferentes, a primeira com som limpo, depois em forma de Fraseado e depois no meio do Solo. São sutilezas assim que enriquecem o estilo do rock e metal progressivo, sempre com progressão de idéias.

Agora falando sobre a Modulação que ocorre na música, ela acontece no Refrão, pois a música vem se desenvolvendo sobre Em e no refrão a harmonia aponta para um Am. 


Este trecho acima pode ser conferido neste LINK.

Com estas duas idéias bem simples você com certeza vai conseguir deixar suas harmonias mais interessantes e fugir da monotonia. Muitos sucessos do rock foram compostos por 3 acordes, mas com tanta possibilidade de criar harmonias diferentes e interessantes, por que não usá-las?

Tente implementar estas duas idéias em suas músicas, experimente fazer Empréstimos Modais de outros modos, Modulações para outras tonalidades e isso vai enriquecer bastante seu vocabulário.
Bons estudos e até breve!

Douglas Jen // Insane Guitar
Endorsements Peavey, Powerclick
Contatos para Shows, Aulas, Masterclasses e Workshops via contato@douglasjen.com .

Comentários

  1. Excelente. Direto e reto no assunto sem complicar. Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Junior! Acho que com exemplos simples assim podemos desvendar vários assuntos que o pessoal complica demais por ai! Abs

      Excluir
  2. Muito bom, grande Douglas, são pequenos exemplos, porém uma grande revelação e ajuda para nos guitarristas . Muito show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Tentei ser o mais simples e direito possível. Logo tem mais postagens aqui no blog. Abs

      Excluir

Postar um comentário